Como o montanhismo me modificou.

28/05/2021

Essa é uma das fotos que eu mais amo. Na verdade, eu tenho inúmeras fotos maravilhosas das minhas "andanças" pelas montanhas. Mas, essa registra o exato momento em que eu estava completamente embevecida pela grandiosidade que é esse momento do amanhecer na montanha. Foto tirada por uma amiga de caminhada que compartilha dessa mesma paixão.

Fazendo jus ao titulo do meu artigo "Como o montanhismo me modificou?, acho que posso dar duas respostas: Tudo e Nada. Essa resposta me lembra a famosa frase de Saladino no filme A Cruzada, quando Bailan, personagem de Orlando Bloom e cristão , após uma disputa sangrenta com o exercito de Saladino, rei do Egito, questiona o que Jerusalém vale? A resposta de Saladino nunca me saiu da cabeça ..."Tudo e Nada".

A montanha, o trekking e escalada em rocha tem um poder de transformar profundamente nossa visão de mundo e consequentemente nossa forma de agir. Por isso, acredito tanto em treinamentos vivenciais e desde 2017 venho mergulhando nesse universo para ajudar pessoas e empresas.

Mas, voltando ao tema: Como a montanhismo me modificou. Em tudo e em nada! Parece loucura, mas é a pura verdade! Tudo é tão intenso e ao mesmo tempo tão gentil. A montanha tem esse poder!

Posso dizer que tudo mudou na minha vida desde que o montanhismo, seja no trekking ou na escalada, voltou a fazer parte da minha história de vida. Quando jovem tinha esse estilo de vida, mas ao entrar no mundo "adulto" e consequentemente no mundo corporativo fui deixando de lado minha paixão pelo montanhismo.

Mas, ainda bem que a vida nos mostra novos caminhos e as vezes pegamos um retorno para nossa essência. E, em 2016 após passar por uma catarse pessoal; demissão, morte da minha mãe e separação; resolvi ir ao Chile fazer um mestrado e depois fui parar em um retiro Xamânico, ao sul do Chile, dentro de uma reserva florestal de trezentos hectares, situada na região de Pucón. E, em seguida fui fazer um "mochilão" sozinha. E, resolvi subir o Vulcão Vilarrica. Nossa, ali tudo se abriu novamente de uma forma avassaladora.

Posso, então dizer que a montanha me modificou completamente em tudo, pois com ela voltei às minhas origens e pude me reencontrar. Contudo, tudo já estava lá dentro, esmagado pela correria do dia dia dia e pelo tal botão do automático, que entramos ao longo da vida.. O montanhismo me traz mais calma ao lidar com os dilemas da vida, mais foco nas tarefas do dia a dia, mais resiliência para gerir minhas emoções, maior capacidade de ver além do óbvio, mais leveza, mais felicidade... mais vida sabe? Além de colocar pessoas maravilhosas para cruzarem os nossos caminhos.

Fora a paz e a força, na sua essência mais genuína, que pulsa intensamente no meu coração. Essa troca com a natureza proporciona isso tudo e muito mais. Contudo, digo que nada mudou, pois tudo já estava lá dentro....

A montanha trouxe à tona o que estava esmagado pela correria do dia a dia e pelo tal "botão do automático", que muitas vezes nos guia na vida louca e corrida. Tenho horror a esse botão danado! A montanha me tirou dele! Completamente! Não podemos ficar no automático na montanha, pois ela te requer estado de presença e lucidez o tempo todo! Ali é tudo ou nada.

A montanha me trouxe principalmente paz, ou melhor, me fez recobrar a minha paz, aquela paz que traz alicerce à quem eu sou. E com isso, me fez reencontrar a Ana que eu sempre fui, mas que por um tempo estava pedida lá por dentro do meu mundo!

E como a montanha me modificou! Ou melhor me redesenhou! Aos 50, sou a melhor versão de mim mesma, em plena reconstrução e descobrindo os inúmeros caminhos do mundo e esse universo maravilhoso da vida outdoor.

Tudo simples e profundo. É tudo & nada!

Ana Lins - Apoiando empresas e pessoas / Mentor-Coach de Carreira / Consultora de Desenvolvimento Humano / Treinamento Vivencial / Montanhista e amante de aventura

Vivendo com Propósito- Blog de dessenvolvimento humano
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora